A piscina é um local que pode proporcionar momentos de lazer, divertimento e tranquilidade ao lado da família e amigos, mas que infelizmente nas épocas mais frias do ano acabam sendo esquecidas pelos seus donos, que só voltam a mantê-las limpas em temporadas de calor. A limpeza das piscinas é essencial para conservá-las livres de problemas técnicos e sanitários que possam acarretar em problemas técnicos e de saúde.

 

Manter uma piscina limpa é fundamental para garantir que ela tenha um bom desempenho e fique livre de problemas que possam prejudicar o seu sistema de filtração. Além disso, a manutenção e limpeza da piscina é fundamental para manter o escumador (skimmer) em perfeito estado, já que ele é o responsável pela eliminação de toda a sujeira considerada superficial na água como, por exemplo, os óleos bronzeadores, folhas, entre outras sujeiras que podem prejudicar a qualidade da água.

 

A questão sanitária é um dos principais itens que devem ser levados em consideração ao citar a importância de manter as piscinas limpas. Ao deixar a água parada por muito tempo e sem colocar os produtos necessários para manter o cloro, o ph, a alcalinidade e a calcificação da água em perfeito estado, a piscina provavelmente poderá ficar com a aparência esverdeada devido ao crescimento de algas, que quando morrem podem servir de alimento para diversas bactérias, causando doenças para o ser humano.

 

A limpeza e manutenção das piscinas impede que doenças como dengue, infecções de pele, leptospirose, conjuntivite, micose, malária e uma série de outras enfermidades sejam "transmitidas" pela água ou que estejam propensas a prejudicar a saúde do ser humano. A limpeza da piscina vai mais além do que simplesmente sua aparência estética. Ao decidir ter uma piscina é preciso lembrar que o cuidado é imprescindível para manter sua parte técnica em funcionamento e impedir que insetos e bichos possam chegar perto da água e acarretar em uma série de doenças. 

 

Lembre-se que a parte técnica garante o funcionamento da piscina, mas a limpeza também deve ser realizada na parte física da piscina, como as bordas, o chão, entre outros locais que possam juntar lodo e outras sujeiras. Busque manter a sua piscina limpa e realize a manutenção para impedir que diversos problemas possam ocorrer.